quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Distância Transacional





A distância transaccional é definida como função do diálogo e da estrutura. Em qualquer tipo de ensino a distância transaccional pode variar a forma como o curso está preparado e colocado à disposição de quem pretende usufruir dele. Quanto mais aberto for o diálogo entre o formador e os estudantes, ou seja, mais discussões síncronas, menor é a distância transaccional. No caso de haver mais estrutura providenciada pelo formador, significa menos autonomia do estudante sobre a sua própria aprendizagem, menos compromisso com o conteúdo e maiores ausências de participação nas aulas, estamos perante uma longa distância transaccional.Um terceiro factor que interfere com o diálogo e a estrutura é a autonomia do estudante, que é vista como o nível de controlo deste sobre o planeamento, execução e evolução do seu próprio trabalho.Os três factores juntos formam o modelo, chamado a teoria da distância transaccional, útil para compreender o papel de quem aprende e a forma como este se relaciona e responde com as aulas de educação à distância.



Sem comentários: